domingo, 1 de agosto de 2010

Arca Russa - (Dir.) Alexander Sokurov

Arca Russa é um filme russo feito numa única tomada, do começo do filme até o fim é a mesma tomada, o que significa que é contínuo tal qual um teatro. Além deste fato pouco comum é filmado no Hermitage antigo palácio de inverno durante toda a supremacia dos Czares, e agora é um museu. Pelo que soube quando pediram autorização para filmar o governo concedeu três dias, onde o primeiro e o último seriam para montar e desmontar o equipamento, respectivamente. Enquanto o segundo dia ficaria para a filmagem. Nas duas primeiras tentativas deu errado, um erro próximo dos 15 minutos de filme e outro próximo aos 45 minutos.

O que temos são dois personagens principais, um europeu (não especifica de que região da Europa) e um russo, do qual somente se ouve a voz, e o que se vê seria o que este russo no caso está vendo, seria uma visão em primeira pessoa. Os dois seriam fantasmas que vão percorrendo o Hermitage, de acordo com cada sala que visitam do museu se ilustra um período dos 300 anos de história da Rússia ilustrados pelo filme. Neste ponto, creio que conhecer um pouco da história da Rússia ajudaria consideravelmente.

É deslumbrante a precisão e o luxo do palácio, e esta presente mas não tão claramente, o debate sobre a questão Rússia-Europa, que também encontramos em Dostoievski. Nisto Pedro, o Grande foi o primeiro Czar a aproximar consideravelmente a Rússia do ocidente, não esquecendo também a importância da Czarina Catarina II.

O filme é ótimo para quem se interessa sobre a Rússia e sua história, além de ser um bom filme para se assistir.


Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=J--TDEHizVA


Nenhum comentário:

Postar um comentário