sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Os três estigmas de Palmer Eldritch - Philip K. Dick


Livro de ficção científica de Philip Dick, é um livro genial, foi baseado num livro de Philip Dick (não “Os três estigmas...”) que retiraram a história de Blade Runner.
Dick nos apresenta um mundo futuro (não tão distante) interessantíssimo. O primeiro ponto a me chamar a atenção foi a presença dos ares-condicionados, devido a super temperatura da terra; contanto que não se podia sair na rua sem sua “mochila refrigeradora”. Bem, associei diretamente ao calor dos últimos tempos (que antes de ocorrer aqui, passou pela agora congelada Europa) e a presença do ar-condicionado onde quer que você vá – estou com um ligado agora, por sinal. O personagem principal carrega consigo uma “maleta-psicólogo”, pois as pessoas são sorteadas para ir as colônias no sistema solar, a ONU é o órgão responsável. Assim o personagem principal tenta ficar psicótico para não passar no exame psicológico. Interessante que durante a guerra do Vietnã acontecia algo semelhante, as pessoas também eram “sorteadas”.
Todo o sistema solar utiliza a mesma moeda, chamada de peles no livro. A vida numa colônia se baseia em utilizar um droga alucinógena contrabandeada por um mega empresário, que é por sinal o chefe do personagem principal. Me chamou atenção o constante uso dessa droga, me lembra o uso de anti-depressivos, antes de todas as outras conhecidas drogas ilegais (ao descrever os efeitos, é uma alusão direta ao LSD, que Dick tomava).
O herói da história é um exemplo de homem se seguiu sua carreira, preferiu o divórcio – que o atormenta – a prejudicar sua carreira numa empresa interplanetária.
A ONU é um órgão poderoso e corrupto, opressor também, pois envia pessoas para planetas desolados, quer elas queiram ou não, sem haver a possibilidade de voltar para a Terra depois.
É uma daquelas ficções que fazem inúmeras parábolas referentes ao mundo atual, lembrando que o livro foi impresso a primeira vez em 1964!


11/02/2010 - 11:44H

2 comentários:

  1. Philip K Dick tem um livro excelente chamado "Do androids dream of electric sheep?"

    Gostei da descrição da história do livro, mas nao pude deixar de me perguntar duas coisas:

    1-o uso das drogas contrabandeadas (e das licitas), é como já ocorre na sociedade. Acontece que quem usa as ilícitas acha q está rindo do sistema,quando na verdade está fazendo exatamente o mecanismo de controle quer q este faça. wanna be sane, be clean.

    2- o que me leva a pensar no uso que o Philip Dick supostamente fazia do LSD... na época em que ele escrevia a realidade mundial era bem outra e ao que parece, ele usava como outros artistas usavam, não como topor do alivio do sofrimento, mas para busca de uma nova compreensão da realidade para mostrar em suas obras...

    Não sou a favor de nada disso.
    Só estou... falando coisas.

    Obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
  2. Bem, seria mais o menos isso. Hoje as drogas são muito mais uma fuga, nesta época em específico, e baudeleire em certa medida já busca isso, a droga surge como uma nova experiência, em vários sentidos. Talvez a droga que mais siga este caminho seja o LSD mesmo. Depois com o "aparecimento" da heroina do crack e da cocaina, parece que a droga se consolidou como uma fuga. Não que antes ela não servisse para tal.
    Mas talvez hoje as pessoas buscam uma nova experiência também, buscar uma nova experiência pode ser também um meio de fugir... a visão que temos da droga sempre é muito maniqueista.
    bem, também não sou a favor de sair por ai usando drogas e mais drogas, achando que assim ficaremos mais criativos ou algo do gênero.

    Bem é do "Do androids dream of electric sheep?" que surge Blade Runner. Infelizmente este é o único livro de Dick que li até agora, mas gostei muito dele.

    E o espaço está sempre aberto! Quem agradece sou eu!

    ResponderExcluir