domingo, 10 de janeiro de 2010

Nova york: a vida na cidade grande - Will Eisner


Will Eisner é considerado pela crítica, em unanimidade, como o melhor quadrinista de todos os tempos. Na introdução a este livro, Neil Gaiman conta que certa vez quando um editor procurou algum crítico para "descascar" o trabalho de Eisner, ninguém apareceu.
Há até um prêmio com o nome dele, o prêmio Eisner, uma espécie de oscar dos quadrinhos, prêmio que por sinal o próprio Eisner ganhou muitos.

É absolutamente fantástico como Eisner consegue retratar coisas da cidade com um toque de realidade tão perfeito. Contanto que esses dias até assisti uma das típicas cenas ilustradas por ele na rua.
Seu desenho é algo impressionante, de uma perfeição incrível.
Uma das partes que mais me chamou a atenção é a das pessoas invisíveis. Sabe aquele sujeito que anda pela rua e ninguém nota? As vezes a gente nem lembra...
A história sobre o prédio também é incrivel. Para a maioria absoluta dos transeuntes que todo dia passam por aquele prédio, ele é apenas um prédio velho. Ou é um monumento ali erguido, tão imponente, mas que logo é domolido,e junto com ele todas as histórias envolvendo aquele prédio (me utilizando da leitura de "o cheiro do ralo").
O livro é recheado de retratos do dia-a-dia da cidade grande. Coisas como uma briga de casal, o pessoal que vai morar no interior, o quarteirão onde você passou sua infância, a noite de um sujeito tão comum quanto qualquer outro, a janela que tem uma vista linda para a parede...

Nenhum comentário:

Postar um comentário