segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Bandidos - Elmore Leonard

Se não me engano, eu havia ouvido a música “sandina” dos replicantes na rádio, e a música falava sobre sandinistas. Na época minha irmã estava lendo este livro, e me falou dele. O li. E ele falava sobre sandinistas e Nicarágua, coisas das quais eu nunca tinha ouvido falar. O li mais de uma vez.

Certa vez assistia um trailer de um filme de Quentin Tarantino (Jackie Brown) e ele era baseado num livro de Leonard.

O livro trata sobre um bonitão, ex-modelo, que trabalhava com seu tio numa funerária. Numa de suas viagens para buscar um defunto, ele conhece uma freira. E daí se desenrolam coisas que envolvem os contras, sandinistas e até mesmo o IRA.

Lembrei do livro devido as aulas de América II onde discutimos a revolução sandinista. O livro dá um apanhando por cima de algumas coisas que aconteceram no conflito, facilitanto o entendimento de todo o processo que ocorria, o movinto dos contras e o claro apoio estadounidense. Lembrando que o livro foi publicado em 1987.

Apesar de fazerem anos que não o leio, o livro é bem escrito. Leonard parece ser um escritor pouco conhecido, principalmente aqui no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário